Artigo
Comunicação
Internet é fonte de pesquisa para Especificadores

- por Ricardo J. Botelho
- @rjbotelho

Um bilhão de pessoas estão on line. O dado é da consultoria Morgan Stanley. Uma em cada cinco dessa pessoas usa banda larga. No ano passado a publicidade mundial on line, que cresce a taxas superiores a 30% ao ano, movimentou US$15 bilhões, dois terços nos EUA. As empresas estão aprendendo a utilizar a Internet, aprendem com seus erros e acertos e aperfeiçoam seu projetos.
Os brasileiros lideram o ranking de tempo de navegação residencial na Internet. A pesquisa é do Ibope/NetRatings e foi realizado em 11 países. Em média, 11 milhões de pessoas no Brasil usam a Internet todos os meses.
No segmento da Arquitetura e Design de Interiores a Internet avança firme como instrumento básico de pesquisa de produtos e outras informações relevantes para o Especificador. Pesquisa realizada em maio de 2005 pela Ricardo Botelho Marketing junto a 1.300 Arquitetos, Engenheiros e Designers de Interiores mostrou que 73% dos entrevistados utilizam freqüentemente a Internet. Os profissionais destacaram a importância de existirem sites exclusivos para eles.
Essa condição está alterando as relações dos fornecedores com os Especificadores. Agora, visitar arquitetos para apresentar produtos já não é tão relevante, uma vez que as novidades chegam até os profissionais pela Internet. Só depois de uma pré-seleção é que os Especificadores vão buscar o contato com as equipes de venda desses fornecedores. Confira os principais resultados da Pesquisa.
1. Com que frequência você consulta a Internet para pesquisar produtos?
- Frequentemente - 73%
- Uma vez ou outra - 20%
- Raramente - 6,5%
- Nunca - 0,5%
- Lançamento de produtos - 85%
- Catálogo produtos - 83%
- Artigos/especificação produtos - 72%